top of page

A visibilidade e (re)existência de um campus metropolitano na Amazônia.

Por: Matheus Lardoza*

campus_ananindeua.jpg

O campus da Universidade Federal do Pará – UFPA em Ananindeua (CANAN), criado pela resolução nº 717 no dia 12 de agosto de 2013, representa a interligação entre estudantes de diversos municípios da Região Metropolitana de Belém. Atualmente, o CANAN está localizado em instalações provisórias no Colégio Intelectual, na Cidade Nova 4, e oferece cursos de graduação nas áreas de licenciatura, bacharelado e tecnologia, além de possuir programas de pós-graduação Lato sensu e Stricto sensu.

O ensino, a pesquisa e a extensão, conhecidos como o tripé da universidade, se fazem presentes não apenas no âmbito acadêmico, mas também nas demandas da população dos municípios adjacentes. Um dos exemplos das atividades desenvolvida no campus, o pré-vestibular da UFPA/Ananindeua, destaca-se como projeto de extensão gratuito para estudantes de escolas públicas que desejam ingressar na universidade e que, na maioria das vezes, estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

A importância de um (re)existir do CANAN está ligado diretamente com sua função de oferecer uma perspectiva de formação para estudantes vindo de diversos municípios que ultrapassam os territórios e fronteiras da capital Belém. Desde a formação de professores até profissionais de engenharia, o campus oferece uma oportunidade para um desenvolvimento profissional e pessoal dentro de uma realidade amazônica. O CANAN não possui apenas a função de formar cidadãos, mas também de conectar histórias e lutas de professores e estudantes que se reinventam nos processos excludentes da sociedade.

O histórico de luta e reinvenções por uma visibilidade do campus se pauta não apenas na luta pelo espaço próprio, no qual está sendo estruturado para receber os alunos na antiga granja do Icuí-Guajará, mas também na visibilidade de produção acadêmica que tem se destacado dentro do cenário regional, com publicações e projetos de pesquisas que dão ênfase aos diversos contextos socioeducacionais e fenômenos de análise dentro da região.

Portanto, o CANAN se torna um espaço diverso, incluído dentro da RMB e interligado a diversas conexões com estudantes, docentes e técnicos, no qual se empenham para democratizar o acesso à universidade pública. A luta por um espaço próprio dotado de significado para a região se reinventa na sua importância e legado construído em torno dos anos que o campus construiu e constrói sua importância para o estado do Pará. Valorizar o CANAN é dar voz a pesquisa, a educação e ao retorno à sociedade, que se concretiza na importância de se ter um campus metropolitano na Amazônia.

Referências:

Histórico da UFPA – campus Ananindeua. Disponível em: https://campusananindeua.ufpa.br/index.php/historico. Acessado em 19 de outubro de 2021.

Imagem: https://www.facebook.com/ananindeuaufpa/photos/a.109857594654345/109857331321038 

*Voluntário Grão-Belém / Acadêmico da Faculdade de Geografia, UFPA- Ananindeua.

bottom of page