top of page

"De Frente Para o Sol."

Por: Pablo Renan de Souza Loureiro.*

Localizado a aproximadamente 20 km da capital paraense, Icoaraci se consolida como um dos pontos estratégicos no turismo paraense. A Vila Sorriso transpira a história da capital paraense. Com um plano diretor que remete em muito a grandiosidade de chamada Belle Époque, por meio de suas ruas largas e quarteirões regulares, o megadistrito ainda conta com a presença massiva de mangueiras, além de seus chalés e estação ferroviária.

 

“De frente para o Sol” ou “Mãe de Todas as Águas” são alguns dos significados empregados a esta zona de Belém, como o que é apresentado nos trabalhos do escritor paraense José Valente ao constatar que na língua Tupi-Guarani Icoraraci remete a Icoara=aguas e ci= mãe. O local está repleto de atrações. No entanto destaca-se, em primeiro plano, a sua Orla. Em seu local estratégico, conhecido como “Pontão” ou “O Cristo”, que possui uma das melhores vistas da Baía do Guajará, é possível deliciar-se com um dos melhores por-do-sóis da área; e combinados a típica água de coco que se encerra como uma das marcas registradas da vila, é ofertado ao vsitante uma experiência inesquecível. As barracas disponíveis no entorno são fortes atributos da Orla.

Ainda, e, não menos importante, a culinária do rebordo é rica e especializada em peixarias. Aos convidados que optarem por visitarem os restaurantes de dia, o entorno da única praia do lugarejo oferece uma diversidade de peixes ao hóspede. À noite, a localidade como um todo abre um leque de possibilidades, em especial as pizzarias, com cardápios que vão desde a cozinha italiana a culinária tipicamente paraense, a exemplo da requisitada massa de camarão com jambu. Um dos maiores trunfos de Icoaraci é, sem dúvida, a poderosa arte baseada na cerâmica marajoara. O espaço é um dos maiores produtores da mesma, com enfoque para o Bairro do Paracuri, concentrando mais de 90% dos pólos de produção cerâmicos. Vale ressaltar o reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) ao trabalho desses artistas, ao intitular no dia 19 de Junho o dia Mundial do Artesão. 

Icoaraci.jpeg

Em vista disso, a locomoção por meios de transportes públicos via Belém-Icoaraci é bastante acentuada. O transporte público pode ser encontrado, atualmente, nos valores de R$ 3,30 (valor que corresponde a passagem inteira). Em veículos alternativos, as passagens são de R$ 3,00. A todos os visitantes que desejam contribuir com a cadeia produtiva da localidade, é apresentado um lugar com uma economia industrial pautada na pesca, turismo e olarias, uma história marcante, além da preservação da arte marajoara e tapajônica, o que ratifica a informação apresentada: Icoaraci é um dos pontos estratégicos no excursionismo paraense.

*Voluntário Grão-Belém/ Acadêmico da Faculdade de Geografia, UFPA- Ananindeua.

bottom of page