top of page

SOBRE

Grão-Belém é um projeto de extensão desenvolvido sob coordenação da profa. Luciana Martins Freire, da Faculdade de Geografia do Campus Universitário de Ananindeua da Universidade Federal do Pará (UFPA), o qual está voltado para a construção de um espaço virtual, imaterial em sua existência, mas disseminador em sua capacidade de romper com os limites do tempo e do espaço, denominado ciberespaço.

 

Diante do fato de serem poucas as informações disponíveis na internet sobre a mesorregião metropolitana paraense, surgiu a ideia de discutir, democratizar e publicar textos e imagens que retratem esse território. São informações sobre a geografia, a história de ocupação, o meio ambiente, o turismo, cultura etc. além de tornar disponível conteúdo útil para pesquisas escolares, trazendo a tona também artigos sobre acontecimentos e discussões ocorrentes na atualidade. Inclui-se, ainda, a divulgação do desenvolvimento de pesquisas realizadas na região que venham a ser de interesse da sociedade.

 

Esse projeto conta com a colaboração de alunos e professores do campus de Ananindeua - UFPA, além da participação de docentes da Faculdade de Geografia de Cartografia (FGC/UFPA) e  colaboradores externos, os quais participam da construção e elaboração do site como os editores do conteúdo a ser publicado.

Além da divulgação da região de abrangência do campus, o Projeto de Extensão traz a oportunidade de tornar público um espaço de interlocução e debates disponível na internet. Além do site do projeto, serão criados páginas em redes sociais, tais como Facebook e Instagram. Assim, a internet proporciona uma ótima ferramenta para abrir um espaço de aproximação com o público interno e externo da universidade, oportunizando melhor disseminar a troca de informações.

 

Propõe-se, nesse projeto, a criação de uma ferramenta virtual (ciberespaço) de ligação entre a comunidade acadêmica, bem como também à sociedade civil, para a divulgação das informações relativas a mesorregião metropolitana de Belém, local de abrangência do Campus. Assim, surgiu a expressão Grão-Belém, fazendo referência a este espaço conhecido como Grande Belém, na qual está inserido o campus de Ananindeua, sede do projeto de extensão.

bottom of page