top of page

Castanhal

Por: Geovane de Araujo Rocha* & Nailton Nascimento da Silva.*

CONSTITUIÇÃO DO MUNICÍPIO DE CASTANHAL

Castanhal é uma das cidades que atualmente compõe a Região Metropolitana de Belém (RMB). Localizada no Nordeste do Estado do Pará, é um município com 173.149 habitantes, densidade demográfica de 168.29 hab/km² (IBGE, 2010). Também conhecida como ‘’Cidade Modelo’’, em 28 de janeiro de 1932 foi criado o Município de Castanhal por meio do Decreto-Lei Nº 600, assinado pelo interventor federal do Pará Magalhães Barata. Antes da criação oficial do município foi criada a Vila de Castanhal em 15 de agosto de 1899 (ASCOM- PMC, 2017).

Um marco no inicio da história da cidade foi à construção da estrada de ferro, a famosa Belém/Bragança. Construíram uma ponte de madeira sobre o ‘’rio Apeu’’ e uma estação mais a frente, na qual muitos colonos transportavam seus produtos. Escolas e igrejas foram surgindo, Daí então a prefeitura, o mercado, um espaço de arte e cultura, a luz artificial com a construção de uma usina que depois se tornaria um teatro, as praças, e com isso a população aumentando.

No século do progresso os automóveis tomaram o espaço. A ferrovia, que passava no meio da Avenida Barão do Rio Branco, foi destruída junto com a estação onde construíram um passeio central.

Como exposto, o primeiro período de desenvolvimento do município começa com a construção da estrada de Ferro que se iniciou em meados de 1883.  O trecho inicial foi inaugurado em 24 de junho de 1884 até a colônia de Benevides e, em 1885, chegou a Castanhal. Logo iniciou-se a construção de uma estação no centro da cidade, a qual foi inaugurada em 1896, sendo a 8º estação durante percurso. Em 1965, apresentando péssimas condições de operação, a ferrovia foi fechada e, em 1966, a estação ferroviária de Castanhal foi demolida.

O segundo período de desenvolvimento conta com a chegada das rodovias, especialmente a Belém-Brasília, iniciando assim uma nova fase para a cidade. A chegada de novos elementos populacionais, principalmente do Rio Grande do Norte e de localidades do Centro-Oeste, fizeram com que as atividades econômicas do comercio crescesse, gerando grandes avanços para a cidade. Assim, Castanhal ganhava o titulo de “Cidade Modelo” e se tornava uma cidade Polo Comercial de grande influencia no estado. Desde estes avanços, o município vem contribuindo no abastecimento de cidades vizinhas através de vendas de alimentos, utensílios e materiais em geral.

Deste então, o município de Castanhal vem crescendo cada vez mais e vem se destacando na indústria e no comercio. Hoje o município é um dos que mais ganha notoriedade no estado do Pará, que vem servindo inclusive de alternativa a capital para as cidades próximas e municípios mais distantes, por disponibilizar serviços que geralmente só se encontraria na grande Belém e, atualmente, se encontra com facilidade na “Cidade Modelo”.

 

ECONOMIA

Atualmente a indústria vem se destacando na sua economia atuando em diversos seguimentos como calçados, têxtil, pré-moldados, vestuário, material elétrico e alimentício. Em poucos anos Castanhal conseguiu se tornar uma das cidades Polo Industrial mais influente no estado do Pará.

 

CULTURA

A Romaria de Nossa Senhora de Nazaré destaca-se com crescente número de fiéis a cada ano. Hoje é considerado o segundo maior movimento religioso do Pará, atrás apenas do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Belém. Outro movimento religioso da cidade é o Círio Fluvial da Vila de Macapazinho, que inicia na Vila de Boa Vista e vem percorrendo o rio Apeú até a Vila de Macapazinho.

Destaca-se, também, a tradicional EXPOFAC (Exposição e Feira Agropecuária de Castanhal), evento organizado pelo Sindicato Rural de Castanhal, realizado geralmente no começo do mês de setembro. A feira vem atraindo vários investidores agrícolas, e trazendo também mais desenvolvimento à cidade.

Na época Junina sempre tem os tradicionais Forrós de Rua nos finais de semana, com a apresentação de Quadrilhas Juninas na Praça do Estrela. Outro evento cultural que acontece anualmente é o “Meu Querido Natal”, em que diversas apresentações são feitas durante todo o mês de Dezembro no palco da grande Praça do Estrela.

 

 

PONTOS DE TRÍSTICOS E CULTURAIS

O principal ponto turístico da cidade é a catedral Santa Maria mãe de Deus, uma das maiores obras arquitetônicas da região que possui um mosaico de 300 metros quadrados, montados no altar, feito com pedras raras, sendo considerado o maior da América Latina.

Outro destaque é o Cristo Redentor de Castanhal, inaugurado em 1982 em comemoração aos 50 anos de Castanhal. O monumento destaca-se com seus 24 metros de altura e está localizado na entrada da cidade as margens da BR-316.

No centro comercial de Castanhal destaca-se a Avenida Barão do Rio Branco, o principal corredor comercial da cidade. Abriga inúmeras lojas das mais diversas atividades comerciais, e representa o coração do centro comercial do município. A avenida corta quase toda a cidade, indo do centro comercial até o bairro do Apeú.

Quem vai a Castanhal não pode deixar de visitar as suas praças:

  • Praça da Igreja Matriz de São José, localizada no centro comercial da cidade, é um ótimo ponto de encontro e um bom local para sentar e conversar;

  • Praça do Estrela, onde se encontra a locomotiva da antiga estrada de ferro Belém/Bragança, ambiente que oferece espaço gastronômico, área infantil, biblioteca e complexo esportivo. Aos arredores da praça encontram-se diversas lanchonetes e restaurantes que faz desta uma área ativamente noturna.

 

HINO DE CASTANHAL - PA

Castanhal terra boa hospitaleira

Em progresso ninguém pode te igualar

Teu nome vem de frondosa castanheira

E cresce, cresce, sem parar.

Município modelo Do estado do Pará.

 

Cidade altaneira Nós queremos te saudar.

Coração do torrão a que pertence

Integração do norte do país

Deposita confiança em um povo

Que ao conhecer-te venturas prediz

Nós teus filhos irmanados no amor

Aos que imigram ao teu solo amigo

Te saudamos com todo o ardor

E nos acolhemos ao teu doce abrigo.

 

*Voluntário Grão-Belém/ Acadêmico da Faculdade de Geografia, UFPA-Ananindeua.

*Voluntário Grão-Belém/ Acadêmico da Faculdade de Geografia, UFPA-Ananindeua.

 

REFERÊNCIAS

EUGÊNIA GONÇALVES ÉGLER. A zona Bragantina no estado do Pará. Revista Brasileira de Geografia, 75-78, Julho-Setembro de 1961.

IBGE. 2010. Disponível em: >https//cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/castanhal/panorama>. Acesso em 03 de outubro de 2018

Estrada de Ferro de Bragança. Disponível em: <http://vfco.brazilia.jor.br/estacoes-ferroviarias/1960-norte-EF Braganca/estacoes-Estrada-de-Ferro-de-Braganca.shtml>. Acesso em: 27 Set. 2018.

HINO DE CASTANHAL. Disponível em: >https://letras.mus.br/hinos-de-cidades/688748/<. Acesso em: 03 de outubro de 2018.

ASCOM – PMC. Disponível em: >https://www.castanhal.pa.gov.br/a-cidade-modelo-do-para-completa-86-anos/< Acesso em 03 de outubro de 2018.

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE CASTANHAL.

bottom of page