top of page

Mosqueiro: O paraíso da diversidade

Por: Matheus Lardoza*

Mosqueiro, Belém?PA

A ilha de Mosqueiro é um dos distritos de Belém. Localizada acerca de 80 quilômetros da capital e com uma população de 27.000 habitantes, a ilha fluvial oferece a diversidade local da culinária paraense, o turismo, a cultura e o lazer de suas 23 praias de água doce (nem todas sendo acessíveis). O nome da ilha é originário de uma prática intitulada moqueio, no qual os índios tupinambás que habitavam a região utilizavam para conservar animais perecíveis.

A ilha começou a ser povoada no período colonial, século XVIII, e teve como núcleo colonial o bairro do Carananduba. Antes do processo de urbanização da ilha e da construção de sua ponte, em 1976, só se chegava de barco. Em 2023, Mosqueiro completa 128 anos, carregando sua importância econômica, cultural e turística para o estado do Pará.

 

Além das praias e orlas, Mosqueiro oferece um espetáculo de geodiversidade, com falésias e estruturas rochosas que fazem parte de uma construção geológica e geomorfológica da ilha, no qual atribui valor socioambiental ao local. A ilha também oferece uma experiência gastronômica imperdível, com as famosas tapioquinhas da praça da vila, localizadas bem no centro turístico do distrito.

 

Mosqueiro também possui uma unidade de conservação denominada de Parque Municipal da Ilha de Mosqueiro (PMIM), banhado pelos igarapés Tamanduá e Cajueiro e pelo rio Morubira. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) de Belém, o PMIM já desenvolve estudos acerca da fauna e da flora encontrada na ilha, no qual são de extrema importância para a criação de um plano de manejo participativo.

 

Dessa forma, a ilha de Mosqueiro é referência turística para a população de Belém e dos municípios próximos nos meses de veraneio. Muito mais do que apenas oferecer uma diversidade de atividades turísticas, culturais e socioambientais, a ilha deve ser preservada e valorizada para garantir às gerações futuras o poder de desfrutar de toda sua beleza natural.

 

Referências:

G1 Pará. Ilha de Mosqueiro comemora 126 anos. Disponível em: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2021/07/06/ilha-do-mosqueiro-comemora-126-anos-nesta-terca-feira.ghtml. Acessado em 08 de março de 2022.

O liberal. Conheça a história de Mosqueiro, a quase capital paraenses. Disponível em: https://www.oliberal.com/para/conheca-a-historia-de-mosqueiro-a-quase-capital-paraense-1.181610. Acessado em 08 de março de 2022.

IBGE. Ilha de Mosqueiro. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?id=42472&view=detalhes. Acessado em 08 de março de 2022.

Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belém. Parque Municipal de Mosqueiro. Disponível em: https://semma.belem.pa.gov.br/. Acessado em 08 de março de 2022.

*Voluntário Grão-Belém / Acadêmico da Faculdade de Geografia, UFPA- Ananindeua.

bottom of page