top of page

Um bom lugar para relaxar.

Por: Gustavo Fernandes Pinheiro.*

A ilha de Cotijuba é pertencente ao município de Belém com aproximadamente 10 mil habitantes. Rica em história e conhecida pelos seus 15 km de praias, a Ilha de Cotijuba é um verdadeiro paraíso natural. Transformada em área de preservação ambiental, distanciada a 45 minutos da capital paraense com o seu acesso sendo somente fluvial. É a terceira maior do arquipélago de 42 ilhas de Belém. Está situada no extremo Oeste do Município e possui belas praias em sua face oeste, de frente para a baía do Marajó.

Uma das principais características da ilha é seu potencial turístico, principalmente em feriados prolongados e no mês de julho, chamado de verão paraense. As praias são os maiores atrativos, mas não podemos esquecer a história que vive presente na ilha. Logo em sua chegada nos deparamos com as ruinas do antigo Educantário Nogueira de Farias ativo na época da ditadura, fazendo com que possamos conhecer um pouco da ditadura no estado do Pará.

Uma importante curiosidade da ilha é a proibição de automóveis devido a mesma ser considerada uma área de preservação ambiental. É aí que as charretes “entram em cena”, sendo uma atração para os turistas e uma fonte de renda para os moradores que trabalham com esse tipo de transporte. Outra fonte de renda são os restaurantes presentes nas diversas praias, que trazem o melhor da culinária paraense. As pousadas próximas as praias são simples, porém apresentam bastante conforto e possuem preços acessíveis. E por falar em praia, Cotijuba possui 15 km de praias belíssimas e as mais frequentadas são: Praia do amor, Praia do vai-quem-quer e Praia do farol.   

Logo, Cotijuba é uma ótima opção de lazer para quem não pode passar muito tempo viajando e pretende voltar logo para a cidade de Belém. Sorte de quem pode passar o mês todo relaxando e aproveitando suas belezas naturais.

 

*Voluntário Grão-Belém/ Acadêmico da Faculdade de Geografia, UFPA- Ananindeua.

Referências:

bottom of page